sexta-feira, 21 de maio de 2010

existência.

Existir, segundo o diciónário, existir significa ter existência,realidade. Mas, em que consiste essa existência? E mesmo sendo uma palavra sinônima, será que existir tem o mesmo sentido de viver?
Durante, as ultimas madrugadas, andei me questionando sobre isso.
Um famoso filósofo,chamado Descartes(pronuncia Dé-cartes), uma vez disse: Cogito,ergo sum. Pros poucos versados em latim, isso quer dizer 'Penso,logo existo'. Sei que muita gente, incluindo minha própria mãe, discorda de mim no seguinte aspecto, eu acho que o que faz com que o homem seja realmente homem não é a capacidade que ele tem de pensar.
Pensar é um ato extremamente bruto, pensar, embora faça-se necessária a existencia da lógica, é algo complexo, não tiro deste seu mérito(se você chamar complexidade de mérito), mas, pra mim, pensar é algo tão sem profundidade, tão sem vontade...o pensamento é frio ( EU DISSE PRA MIM).
A frieza da lógica é algo que muito me incomoda, não levar em conta as questões empáticas, os sentimentos e as próprias emoções é algo que muito me incomoda.
Como certa música racional uma vez disse 'É isso que você consegue quando deixar seu coração ganhar', mas ai ocorre um desmérito das emoções, afinal, se não deixássemos nossos corações ganharem nas constantes guerras dele com o cérebro, será que nós faríamos as incríveis amizades que encontramos nessa vida, ou será que encontraríamos aquele alguém especial?
Ao contrário de Descartes, eu não acho que aquilo que cause a existência do homem seja o pensamento, mas sim a emoção. De que adiantaria pensar em fazer algo, se não fossemos tomados pela emoção da vontade, aquilo que põe em prática o pensamento?
A frase desse filósofo não está errada, apenas, incompleta.
Abandonemos o Penso,logo existo, adotemos o Penso e SINTO, logo existo.
Pense assim, de que adiantaria você ter todas as idéias se você não tivesse a emoção da vontade pra colocá-las em prática?
Desculpem-me os racionais de plantão, mas o coração, de vez em quando, também fala, e se você for racional o bastante, você irá escutá-los. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário